A importância do café-da-manhã

Você faz um "café da manhã" adequado? Pois é, essa pergunta é respondida negativamente por cerca de 45% da população. A primeira refeição do dia e uma das três mais importantes, perdendo
apenas para o almoço e jantar, em muitos casos não tem a importância que deveria.

Durante o sono, somos sustentados por nossas reservas corporais de nutrientes. Para se ter uma idéia, o corpo consome cerca de 40 a 60 kcal por hora de sono.

Assim que acordamos, necessitamos de "combustível" para retomar as atividades e iniciar um dia com atividade plena.

É por isso que o desjejum, comumente denominado de café da manhã, é a 3ª refeição mais importante do dia. Com a harmonia entre nutrientes essenciais e energia, ele oferece o que nosso corpo precisa para trabalhar bem, garante o bom humor pela manhã e a disposição para os exercícios. E ainda, como melhora a atenção e a concentração, favorece seu trabalho e seus estudos.

Especialistas atestam que iniciar o dia sem uma refeição adequada quali e quantitativamente pode promover uma redução de até 30% no rendimento em suas atividades durante o dia. Pesquisas indicam que ao longo de toda a sua existência, a espécie humana passou por uma série de adaptações evolutivas relacionadas à disponibilidade de alimento. Uma delas é o mecanismo de defesa pelo qual poupamos as nossas reservas de energia em maior potencial (principalmente gordura) para esse período de "escassez" alimentar, isto é, quando deixamos de fazer alguma refeição. Durante esse período o corpo emite uma resposta diante dessa situação com uma diminuição da velocidade de funcionamento celular para poupar energia e continuar em funcionamento.

O grande problema é que, erroneamente, essa estratégia de suprimir refeições, muito comum entre pessoas que objetivam perder peso, acaba se opondo a esse objetivo, visto que deixamos de gastar energia da forma como faríamos se estivéssemos alimentados, principalmente para as pessoas que praticam atividade física pela manhã.

Acima de tudo, o café da manhã é essencial para a saúde. Ele auxilia a melhorar o consumo de nutrientes diários equilibrando a ingestão de carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais.

Mas será que você toma um café da manhã saudável e completo todos os dias? De forma geral, é importante que seu café da manhã tenha:
· um alimento à base de trigo ou de outros cereais - pão ou biscoitos;
· um alimento derivado de leite - leite, iogurte ou queijos;
· uma fruta ou um copo de suco.

Muitas pessoas deixam de tomar um café da manhã completo alegando falta de tempo ou de fome. Se você está no primeiro grupo, prepare "menu conveniente" para o trabalho ou faculdade, e coma logo ao chegar lá, ou no caminho.

O problema é que você simplesmente não tem fome? Então, procure comer menos à noite, e automaticamente passará a sentir fome no café da manhã. Sem sacrifício, você estabelecerá o equilíbrio ideal de apetite ao longo do dia.

Além disso, o bom café da manhã ajuda na manutenção do peso ideal, pois permite uma dieta balanceada.
Valorize mais essa refeição e garanta bem-estar e muito pique. Seu corpo vai agradecer!




Nutricionista Ricardo Sodré



Sócio-diretor da Nutconsult
Pós-graduado em Nutrição e Atividade Física/UERJ
Especialista em Nutrição Ortomolecular
Nutricionista UERJ / SEAP